Blog

Publicado em 20/09/2023

Tudo o que você precisa saber sobre uma cozinha planejada

Saiba mais cobre cozinha planejada. Entenda também a diferença entre os tipos de cozinha e o que priorizar quando realizar o projeto da sua.

Entenda também as diferenças entre uma cozinha planejada, modular ou sob medida.

As cozinhas retomaram, definitivamente, o status de “coração da casa”. Cenário de momentos que passamos em família ou entre amigos. São um dos espaços em que mais passamos tempo e atualmente se integram ao restante do lar. Além disso, a cozinha é um dos ambientes residenciais que mais demanda bom desempenho de seus materiais: são gavetas que aguentam o peso de muitas panelas, bancadas que precisam ser resistentes, portas que são abertas com muito mais frequência do que em outro ambiente e muitas outras situações que justificam o investimento neste cômodo. Por este motivo, sempre damos bastante atenção a este espaço, avaliamos qual a solução ideal para cada projeto e explicamos aos nossos clientes a diferença entre uma cozinha planeja, modular ou sob medida.

Cozinhas planejadas

Uma cozinha planejada é fabricada por empresas especializadas neste tipo de mobiliário. Há certa flexibilidade no projeto da cozinha, mas ela precisa se adaptar aos padrões que a empresa oferece e produz em suas fábricas. Normalmente são oferecidas determinadas dimensões de gaveteiros e portas, opções de acessórios e diversos acabamentos para a parte externa dos móveis.

Uma das vantagens de optar por uma cozinha planejada é que a maioria das empresas oferece uma garantia de muitos anos ou até mesmo vitalícia para seus móveis. Além disso, os clientes podem contar com serviços de assistência técnica organizados.

É importante se atentar à qualidade das ferragens e dobradiças oferecidas pela empresa. Um investimento um pouco maior, pode fazer com que sua cozinha dure muito mais tempo!

Quando os clientes optam por uma cozinha planejada, elaboramos o projeto junto à área de arquitetura da empresa. É preciso ter definidos, logo na etapa do projeto, quais serão os eletrodomésticos, para que os móveis sejam feitos de acordo com as suas dimensões e especificações. O projeto executivo final, com a definição dos pontos de elétrica, hidráulica e as dimensões das bases dos móveis, é feito pela empresa e deve ser executado à risca na obra.

O prazo de produção de uma cozinha planejada pode variar de 30 a 90 dias. Como as dimensões de uma cozinha planejada são bem especificas, o ideal é que as bancadas em pedra sejam instaladas após os armários. É importante levar em conta todos estes detalhes no cronograma da obra.

Cozinhas modulares

Diversas lojas de móveis, físicas e online, oferecem armários de cozinha produzidos em série. Há opções que já vêm com a bancada em pedra ou até mesmo em madeira, lembrando as cozinhas com estilo europeu. Algumas lojas oferecem personalização de puxadores e outros detalhes.

Uma das vantagens das cozinhas modulares está no prazo de entrega e na possibilidade de já visualizar, na loja ou online, algo muito próximo do resultado que terá na sua casa. No entanto, é preciso criatividade para atender a todas as suas necessidades com as opções oferecidas em pela linha de produtos.

Cozinhas modulares podem ser uma boa alternativa para quem tem pressa, deseja fazer um investimento menor do que em algo com mais personalização ou está mobiliando uma moradia temporária, visto que os armários podem ser retirados quando se mudar para outro lugar.

Os prazos de garantia variam de um fornecedor para o outro e há opções no mercado em que montagem pode ser feita pelo próprio cliente, por uma equipe terceirizada ou da própria empresa. O trabalho escritório de arquitetura, neste caso, é procurar as opções que melhor atendam às necessidades do cliente e adaptá-las ao seu projeto.

Cozinhas personalizadas

Cozinhas personalizadas são produzidas por marcenarias e vão de algo que se assemelha à produção de planejados, até muito artesanal. A maior vantagem desta alternativa é fazer algo 100% pensado para você e o espaço que tem disponível. Para os clientes que optam por cozinhas personalizadas, desenhamos cada detalhe do espaço: da distribuição das portas e gavetas até os puxadores.

Gostamos de fazer cozinhas personalizadas quando são necessárias soluções diferentes para melhor aproveitamento dos espaços ou quando há uma integração com outro ambiente da casa. Poderíamos utilizar exatamente mesmo acabamento dos móveis na sala de jantar e cozinha, por exemplo, fazendo com que haja uma continuidade visual.

O maior desafio de uma cozinha personalizada está entre a ideia e a execução: é preciso encontrar uma empresa de confiança e que seja capaz de executar os detalhes do projeto. É importante se ater à espessura dos materiais utilizados, se são resistentes à umidade e à qualidade das ferragens e dobradiças utilizadas.

Ainda ficou com alguma dúvida? Escreva para nós!

Abrir bate-papo
Olá! Vamos conversar sobre o seu projeto?
Conte-nos o que precisa, a localização e metragem do seu imóvel.