Índice
Cozinha planejada, modular ou sob medida?
Cozinha planejada é aquela fabricada por empresas especializadas neste tipo de mobiliário. Nesse caso, o fabricante e o arquiteto vão conversar e escolher, dentre os padrões que a empresa oferece, as peças e componentes que melhor se adaptam a seu cliente. Normalmente são oferecidas determinadas dimensões de gaveteiros e portas, opções de acessórios e uma variedade de acabamentos para a parte externa dos móveis. Há certa flexibilidade no projeto da cozinha, mas ela precisa se adaptar aos padrões que a empresa oferece e produz em suas fábricas.
Nas cozinhas modulares, as peças possuem dimensões pré-definidas. Como blocos de montar, escolhemos, a partir de componentes pré-fabricados, aqueles que melhor servem ao projeto, posicionando-os de forma a melhor aproveitar o espaço disponível. O projeto se limita às peças ofertadas pelo mercado, mas o custo, a praticidade e a velocidade de entrega são as maiores vantagens dessa opção.
Por fim, para aqueles que priorizam a personalização acima de tudo, as cozinhas sob medida são produzidas a partir da demanda específica do cliente, permitindo a maior flexibilidade na escolha de dimensões, acabamentos, recortes, etc. Mas aqui também devemos levar em consideração que o tempo para entrega pode se estender além do cronograma desejado, e não há limite de valores.
O que considerar para o meu projeto de cozinha planejada?
Como em qualquer outra situação, é importante para o cliente pensar sobre o que funciona e o que não funciona na sua cozinha planejada para que, no momento do briefing, tanto o arquiteto quanto a empresa de planejados possam dispor das melhores ferramentas no seu projeto. Intensidade de uso, disposições práticas, eletrodomésticos mais utilizados, altura de bancadas e armários, se falta ou sobra espaço de armazenagem. Projetamos e adaptamos as composições de acordo com as necessidades de cada cliente, e a sua cozinha deve se adequar às dinâmicas do seu cotidiano, oferecendo praticidade e conforto ao usuário.
No geral, devemos considerar a necessidade de espaços de armazenagem de panelas, utensílios e alimentos – armários, gavetas, gavetões-, uso de eletrodomésticos – que podem ser embutidos ou dispostos em nichos -, a demanda por uma ilha ou por uma bancada de refeições, e um layout que aproveite o espaço disponível da melhor forma – não se esquecendo de deixar livre um bom espaço de circulação.
Quanto custa fazer uma cozinha planejada?
Depende. O investimento em um projeto de cozinha planejada varia bastante de acordo com o seu tamanho – que afeta a quantidade de material utilizada , os tipos de acabamentos e ferragens e, claro, o custo dos serviços das empresas de planejados. Por isso, é importante pesquisar e solicitar orçamentos com diferentes empresas antes de fazer a decisão.
Cada cozinha planejada deve ser única, produto dos gostos e preferências de cada um. Assim como o restante dos ambientes, deve refletir a personalidade dos clientes, seus hábitos e preferências. Ao mesmo tempo, deve estar em harmonia com o restante dos ambientes, compondo uma unidade coesa.
Há muito a se considerar para um projeto de cozinha planejada funcional, e, por isso, a ajuda de um profissional é sempre bem-vinda! Nossa equipe se compromete com dedicação a cada um dos passos, desde a concepção do projeto e o diálogo com as empresas de planejado até a execução final, para entregar aos nossos clientes um resultado compatível com as suas expectativas.
Pensando em reformar a sua casa?
Conheça o nosso portfólio ou entre em contato. Você pode ver nossos projetos em revistas e plataformas como Casa e Jardim, Casa Vogue, It Home, Casa Interiores e Paisagismo ou até mesmo na primeira página do portal Uol. Estamos localizados na Zona Oeste, mas nosso escritório de arquitetura em SP atende a todas as regiões do Brasil.
Como entrar em contato com nosso escritório de arquitetura em SP?
Para entrar em contato conosco, basta acessar a página de contato do nosso site ou clicar no ícone do WhatsApp. Nosso e-mail para novos projetos é [email protected].