Apartamento JC
Projeto de Arquitetura para Apartamento na Vila Madalena
Projeto de arquitetura na Vila Madalena, desenvolvido pela arquiteta Marcela Wandenkolk, este apartamento de 71m² foi completamente reformado em seis meses de obra. O morador, um jovem solteiro e franco-boliviano, buscou o escritório de arquitetura para acompanhá-lo deste a escolha do imóvel. Cuidadoso com os seus investimentos, o morador buscava um apartamento bem localizado, com vista livre e potencial para reforma.
Após algum tempo morando e trabalhando em São Paulo, em um apartamento alugado, o morador decidiu se estabelecer de fato na cidade. Como passa a maior parte da semana viajando, buscava um lugar em que pudesse se sentir em casa, com todo o conforto. Apaixonado por vinhos e por gastronomia, era essencial que o espaço também fosse pensado para receber e cozinhar com os amigos.
Uma vez escolhido o imóvel na Vila Madalena, junto a arquiteta. Por ser um apartamento de metragem reduzida, o aproveitamento de espaços também foi o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto. A primeira providência foi nivelar a sala ao terraço, eliminar os caixilhos e criar uma área social muito mais ampla. O segundo dormitório foi integrado à sala de estar, com portas em marcenaria para fechá-lo novamente quando necessário.
Foi criado no terraço um espaço para um pequeno bar, aproveitando o antigo vão da porta da área de serviço com o terraço. Com a demolição de uma parede na sala de estar, foram criadas duas grandes estantes para livros – uma das solicitações do cliente – uma voltada para a sala de jantar e outra para a suíte, deslocando uma parede que dividia estes ambientes.
A parte social do apartamento de 71m² foi totalmente integrada e comporta por cozinha americana, sala de jantar, home theater, terraço e bar. Um painel em freijó traz descrição às portas do lavabo e suíte máster. A pequena área de serviço, também funciona como área técnica para os equipamentos de ar-condicionado.
Para dar uma sensação de maior amplitude aos espaços, foi executado forro em gesso somente onde foi necessário para a passagem da infraestrutura elétrica. A troca das portas comuns por portas de correr e pivotantes, disfarçadas nos painéis, também ajudou a dar a sensação de maior amplidão aos espaços.
A estante com fundo em porcelanato é a primeira visão de quem entra no apartamento e cria um plano de fundo interessante à mesa de jantar e cadeiras, de design brasileiro. O piso em porcelanato que se assemelha a um granilite delimita o espaço da cozinha. Os móveis em estilo provençal -um pedido do cliente- são contornados pelas cerâmicas geométricas em tons de azul, criando um ambiente lúdico e que traz de memórias afetivas sobre cozinhas. Um dos conceitos do projeto era de que a sala não deveria se voltar a uma televisão. O sofá com encostos móveis traz diversas possibilidades de uso ao espaço e, também pode servir como sofá cama.
Ao terraço, se estende o assoalho de madeira, ampliando a área de estar. O jardim vertical, com sistema de irrigação automatizado, trouxe praticidade para o cliente que viaja muito. A vista do terraço foi valorizada, posicionando o sofá na sua lateral, o que também deixou a circulação fluída entre cozinha, bar e estar do externo. No lavabo, com bancada em travertino negro e toalheiro em metal preto, a ideia foi criar um banheiro que pudesse atender aos hóspedes, mas com aparência de lavabo. Há um deck em cumaru na área do box.
Na suíte, o painel em freijó se torna cinza para que o ambiente pareça maior. Devido as pequenas dimensões do espaço, não foi executado forro em gesso. A cabeceira em freijó, alta e embutida na marcenaria, também dá a sensação de maior amplitude ao cômodo. O pequeno terraço foi integrado ao quarto, criando um espaço para leitura com um banco.
O principal desafio da Arquiteta na Vila Madalena, foi incluir as diversas referências e solicitações trazidas pelo cliente no projeto, criando uma única linguagem visual. A escolha das cores e materiais, que se repetem em todos os detalhes, unificou visualmente os elementos do projeto. Um exemplo disto, é a cozinha azul de estilo provençal – uma solicitação do cliente e que remete aos tempos que viveu fora do Brasil – que dialoga com o restante do mobiliário, de estilo mais moderno, também em tons de azul.
O projeto tem um estilo urbano e moderno que se relaciona à vida prática e dinâmica de seu morador. O projeto transita entre elementos que podem ser considerados atemporais – como as linhas retas, a solução das portas e painéis, os materiais e cores – e outros mais modernos relacionados a tendências, como detalhes em metal preto e móveis de design nacional atuais.
Os tons de cinza fazem a base para a cor preferida do cliente: azul. O escritório de arquitetura optou por tons mais fechados desta cor, para que pudessem utilizá-los em diversos detalhes, sem criar um ambiente poluído visualmente. Os tons frios são aquecidos pelos detalhes em madeira freijó, que trazem aconchego ao espaço.
Por termos instalado o assoalho de madeira no terraço – um material de baixa condução de calor – o apartamento mantém a temperatura interna mais estável durante todos os períodos do dia, seja no verão ou no inverno. Ao eliminarmos os caixilhos originais que isolavam os terraços, o apartamento se tornou muito mais ventilado. O jardim vertical, complementa o projeto com um toque biofílico, trazendo mais conforto ao espaço.
- Vila Madalena, São Paulo - SP71m² de área construída. Obra finalizada em 2013.
- CategoriesResidencial
- Compartilhar