UBS Gurugi
Projeto para o concurso “UBS Quilombola do Gurugi” promovido pela prefeitura de Conde, executado em parceria com Estúdio MEMM.
Considerou-se a importância simbólica da construção da Unidade Básica de Saúde do Guruji como marco da apropriação da área pela comunidade quilombola, criando um memorial de sua relação com a natureza. O maior desafio em um projeto de arquitetura hospitalar é unir às necessidades técnicas ao conforto necessário para os usuários.
Neste projeto, usamos de referências da comunidade quilombola da região, como as construções em taipa para criar um ambiente familiar aos usuários.
O meio natural sempre ocupou lugar de destaque nas atividades e cultura – seja como forma de sustento e renda na agricultura ou por apresentar condicionantes a serem observadas pelos primeiros quilombolas para sua sobrevivência.
Os fluxos de circulação técnicos também permitem a ventilação natural, uma das novas tendências nos projetos de arquitetura hospitalar. A UBS tem três momentos distintos que requerem respostas arquitetônicas independentes e identificá-las é essencial para dar em cada momento a melhor experiência ao usuário.
O primeiro é o acolhimento, onde o espaço é aberto, e a relação com o exterior é bem vinda; ali, o cobogó foi escolhido por permitir a visão da rua e filtrar a luz. O segundo instante é a circualação de acesso às salas, em tijolo com ventilação e iluminação natural, evitando circulações enclausuradas. Por fim o ambiente asséptico totalmente branco dos consultórios, que tem sua frieza reduzida pela natureza enquadrada pela caixilharia.
- Gurugi, Conde - PBÁrea do terreno: 603m². Projeto concluído em 2020.
- CategoriesHospitalar
- Compartilhar